meniscos

Menicos

Menicos

O joelho apresenta dois meniscos, o menisco medial (mm) e o menisco lateral(ml). Os meniscos são estruturas semicirculares formadas de fibrocartilagem, cujos principais componentes são agua e colágeno tipo 1. As principais funções dos meniscos são  absorver impacto, distribuir o liquido  sinovial que ira nutrir a cartilagem e a estabilidade secundaria do joelho ,  aumentando  a congruência articular.

O mecanismo de lesão, geralmente, é o trauma indireto torcional, mas também pode ocorrer em traumas diretos em varo ou valgo na região do joelho, pode ou  não ocorrer um estalo durante a lesão,  e o  edema também ocorre, mas é variável dependendo do  grau da lesão.

Os principais sintomas das lesões menicais são dor, edema,  estalos e pode ocorrer travamento  do joelho. Porem esses sintomas podem variar dependendo do tipo, localização e tamanho da lesão e do nível de atividade do paciente.

Tipos de Lesão

As lesões menidcais podem ser traumáticas (rupturas) ou  degenerativas por sobrecarga

As lesões meniscais podem ser dos seguintes tipos :

Radial, complexa(bico  de papagaio), lesão  de raiz,  alça de balde (longitudinal), horizontal e degenerativa

lesao menisco

 

As lesões as lesões pequenas e que não apresentam fragmentos deslocados apresentam sintomas mais frustros, como dor na região medial ou lateral do joelho, principalmente, ao  agachar e fazer movimento rotacionais do joelho,  edema no joelho após caminhadas ou  ao  final  do  dia.

Lesões maiores ou com fragmentos deslocados no joelho, geralmente,  apresentam sintomas mais exacerbados,  como  edema efusivo,  travamento  e estalos audíveis no joelho. As lesões em alça de balde podem resultar em um bloqueio articular não redutível, sendo indicada a cirurgia de urgência para correção do problema a fim de evitar sequelas maiores ao menisco  e a cartilagem  articular.

Tratamento

Os meniscos são vascularizados somente em sua periferia,  oque diminui muito o  seu potencial  de cicatrização, por isso lesões mais centrais ou  lesões crônicas são menos propensas a cicatrizar e ter uma boa resposta ao  tratamento  não  cirúrgico.

As lesões agudas pequenas, sem fragmentos deslocados no joelho e pouco sintomáticas, podem ser tratadas inicialmente sem  cirurgia,  através de fisioterapia, limitação das atividades físicas e ações para melhora dos sintomas. O tratamento não cirúrgico é feito  por  6 semanas a 3 meses, caso  não  haja melhora dos sintomas nesse período o paciente deve ser submetido  ao  tratamento o cirúrgico, pois as chances de cicatrização é pequena após esse período.

As lesões maiores, com fragmentos deslocados e sintomáticas, ou lesões crônicas (>3 meses) ou lesões que não melhoraram após o tratamento não cirúrgico devem ser submetidos ao  tratamento  cirúrgico.

O tratamento cirúrgico é feito por artroscopia (cirurgia por vídeo da articulação) do joelho,  durante o  procedimento  é avaliado,  de uma forma mais fidedigna, o  tipo de lesão,sua localização  e as condições do  menisco,  dependendo  desses fatores o paciente é submetido  a uma meniscectomia parcial ou a sutura do  menico.

A sutura do  menisco  sempre deve ser a primeira escolha de tratamento ,  desde que as condições do  menisco permitam o procedimento. Lesões crônicas (>3 meses),  na zona central (zona branca-branca) tem pouquíssimo potencial de  cicatrização  e são  melhoraes tratadas através da meniscectomia parcial.

Lesões agudas(<3 meses),  na região vascularizada periférica do  menisco (zona vermelha-vermelha ou  vermelha-branca), lesões instáveis pequenas,  pacientes jovens e com lesão  associada do lca tem  maiores potencias de cicatrização.

A sutura de menisco pode ser feita por 3 tecnicas diferentes: all inside,  outside in ou  inside out. A técnica mais moderna, menos agressiva e de menor risco é a all oinside,  porem  depende de dispositivos específicos para sua realização. A técnica outside in está indica nas lesões do  corno  anterior do  joelho , que nem  sempre são  passiveis de serem tratadas através da técnica all inside. A técnica inside out, geralmente, é usada nos casos onde os dispositivos all inside não  estão  disponíveis, para realização segura dessa técnica é necessária uma incisão na região  a ser suturada para identificação  e afastamento de estruturas neurovasculares que podem  ser lesionadas durante o procedimento.

Reabilitação

A reabilitação após a cirurgia dos meniscos depende exclusivamente do  tipo  de tratamento o realizado. Geralmente,  a recuperação pós meniscectomia parcial é mais rápida do  que após a sutura do menisco.

Após meniscectomia ao paciente é permitido carga parcial  progressiva com  muletas nas primeiras 2 semanas,  para evitar dor e que o  joelho fique muito inchado,  oque atrapalha a reabilitação  da musculatura da coxa. A partir de 2 semanas inicia-se a reabilitação através da fisioterapia para redução  do  edema, ganho  de ADM e fortalecimento muscular,  o  numero  de sessões e o  temp o de tratamento  varia de acordo  com  a recuperação d e cada paciente.  De modo  geral,  a recuperação  completa acontece no  3° mês de pós operatório.

Após sutura do  menisco  o  paciente não pode dar carga no  membro  operado  nas primeiras 6 semanas devido  ao risco  de falha da sutura. A fisioterapia inicia-se ,também, após 2 semanas,  seguindo  o mesmo  padrão  da fisioterapia pós meniscectomia, porém  não  é permitida carga no membro  operado  até 6 semanas, inclusive exercício de fortalecimento em  cadeia cinética fechada(com  os pés apoiados). Após 6 semanas a reabilitação  segue  o  mesmo  padrão,  porem  a recuperação  completa pode ocorrer um pouco  mais tarde do  que nos pacientes submetidos a meniscectomia, devido a uma reabilitação  mais cuidadosa nas primeiras 6 semanas.

A recuperação  completa se dá quando  o  paciente já não apresenta dor e edema no joelho  operado e a musculatura estiver completamente recuperada,  aceita-se até 10% de defict muscular em  relação  ao membro  não  operado.

Leave a Replay

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*