gonartrose

Gonartrose (Artrose do Joelho)

Gonartrose (Artrose do Joelho)

A artrose é uma doença degenerativa e progressiva das articulações do corpo humano que ocorre devido ao desgaste de grande parte da cartilagem da articulação. A artrose é mais comum nas articulações de carga (que sustentam o peso do  corpo) como joelho, quadril e coluna.

A artrose ocorre mais frequentemente em pessoas com mais 65 anos, porém pacientes mais jovens com alguma causa secundária também podem desenvolver a artrose. Entre os principais fatores relacionados ao desenvolvimento da artrose do joelho estão:

  • Obesidade
  • Prática de esportes de alto impacto
  • Lesões da cartilagem
  • Sexo feminino
  • Familiares com artrose
  • Problemas de alinhamento dos membros (geno valgo ou varo)
  • Sequela de fraturas do joelho
  • Lesões dos meniscos
  • Lesões ligamentares

A artrose não deve ser confundida com artrite, são entidades patológicas diferentes e com repercussões clinicas e tratamentos distintos, apesar da artrite evoluir para uma artrose precoce nos estágios mais avançados da doença. A Artrite é uma doença reumatologica e deve ser tratada pelo reumatologista até o  estágio onde a intervenção cirúrgica seja necessária

gonartrose

ILUSTRAÇÃO DEMONSTRA A ARTROSE COM DEGENERAÇÃO DE TODA CARTILAGEM DO JOELHO

Quadro  clínico

Nos estágios iniciais da artrose, os sintomas são de dor leve de caráter progressivo que piora com a realização de atividades físicas moderadas ou intensas (subir e descer escadas, longa caminhadas, ficar longos períodos em pé, atividades esportivas entre outras). Nesta fase, a dor melhora com o repouso e uso de analgésicos e antiinflamatórios. Com o avançar da artrose, os sintomas se acentuam e podem manifestar sinais como edema (inchaço) do joelho, deformidades progressivas no joelho (joelho arqueado ou joelho em “x”) e até limitação do movimento com a perda da extensão ou flexão do joelho).

Diagnóstico

O diagnostico é clinico-radiográfico, o paciente ira apresentar os sintomas acima e alterações radiográficas mostrando um desgaste da cartilagem ou ate mesmo  deformidades osseas. A ressonância magnética geralmente é dispensável quando o paciente já possui alterações radiográficas e deve ser solicitada para investigação de outras possíveis causas de dor (osteonecrose,  lesão  condral, sinovite vilonodular,  etc…)

A radiografia do joelho é ferramenta indispensável para investigação e acompanhamento da doença. Preferencialmente, optamos pela radiografia digital e com carga. O Paciente deve ficar de pé e soltar todo o peso no momento de fazer a radiografia. Com a radiografia, é possível graduar a artrose e identificar todos os compartimentos do joelho acometidos.

gonartrose comparativo

RADIOGRAFIA DA ESQUERDA DEMONSTRA UM JOELHO NORMAL. RADIOGRAFIA DA DIREITA MOSTRA UM JOELHO COM ARTROSE E PINÇAMENTO DO ESPAÇO ARTICULAR MEDIAL. 

Tratamento

O tratamento da artrose deve visar diminuir a progressão da doença com a perda de peso, corrigir os desalinhamentos do membros, ganhar força muscular dos membros inferiores e alívio do inchaço (edema). O tratamento deve ser orientado para cada paciente de acordo com as causas agravantes da doença. As orientações essências ao tratamento são a perda de peso, fisioterapia, infiltrações e medicamentos analgésicos e antiinflamatórios prescritos exclusivamente pelo médico assistente.

Viscosuplementação

A infiltração de ácido hialurônico no joelho também é conhecida como viscosuplementação e baseia-se na reposição do acido hialuronico, substancia já presente no  liquido  sinovial (liquido presente nas articulações sinoviais) e com propriedades lubrificantes e de absorção  de impacto. O líquido sinovial têm a função de nutrir e lubrificar a cartilagem. Em pessoas com artrose, o líquido sinovial perde a função normal, motivo pelo qual a viscosuplementação se torna uma opção de tratamento. Estudos recentes demonstram que a viscosuplementação apresenta melhoras temporárias da dor e outros sintomas em pacientes com artrose em estágios iniciais. Em estágios muito avançados de artrose, a viscosuplementação apresenta resultados menos satisfatórios. A viscosuplementação pode ser realizada no próprio consultório médico com os devidos cuidados de assepsia.

Infiltração com Corticoide

Atualmente, as infiltrações do joelho ainda são parte do arsenal terapêutico dos ortopedistas, no entanto, é recomendada somente em pacientes que apresentem artrose documentada e em acompanhamento. Mesmo nestes pacientes, a infiltração deve ser realizada com cautela. Recomenda-se infiltrações espaçadas com pelo menos 6 meses e deve-se evitar seu uso prolongado. A infiltração com corticóide apresenta alívio temporário dos sintomas em pacientes com artrose por alguns meses. O corticóide mais recomendado para infiltração no joelho é a triancinolona, que pode ser aplicada no consultório médico com as devidas cautelas de assepsia. A infiltração pode apresentar algumas complicações como reações a triancinolona que pode durar de 1 a 3 dias. Existe também o risco de infecção após a realização da infiltração devido a contaminação de bactérias da pele que podem ser levadas para articulação durante o procedimento.

infiltrações artrose joelho

ESQUEMA REPRESENTANDO AS INFILTRAÇÕES QUE PODEM SER REALIZADAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO COM AS DEVIDAS CAUTELAS DE ANTISSEPSIA. 

Artroscopia

Pacientes com artrose que apresentam sintomas e sinais mecânicos podem se beneficiar com a artroscopia. São os casos de pacientes que apresentam bloqueio do movimento, corpos livres (fragmentos de osso e cartilagem) no joelho e estalos frequentes. A artroscopia visa a aliviar os sintomas mecânicos e dor, porém não é capaz de recuperar a cartilagem e evitar a progressão da artrose. No entanto, se a cirurgia for indicada ao paciente correto, melhora importante após a cirurgia é observada.

Osteotomia

Pacientes que apresentam desalinhamentos dos membros como joelho valgo (joelho em “x”) ou joelho varo (joelho arqueado) podem se beneficiar com a cirurgia do tipo osteotomia. Devido estas deformidades, o joelho acaba sofrendo muita pressão na parte medial ou lateral. Com isso, ocorre desgaste de um segmento do joelho em quanto o outro segmento continua íntegro. A osteotomia visa a realinhar os ossos do membro inferior para fazer o “balanceamento” do joelho a fim de reequilibrar as forças atuantes no joelho retirando a carga do  compartimento  acometido, e com isso melhorar a dor e função da articulação.

Protese Total do Joelho

O tratamento cirúrgico com prótese do joelho está indicado nos casos de artrose avançada em que todas as opções de tratamento foram esgotadas e o paciente apresenta perda significativa da qualidade de vida e capacidade de se locomover.

A cirurgia de prótese do  joelho é uma uma cirurgia de grande porte,  onde o paciente deve passar por uma avaliação  clinica rigorosa pré-operatória para evitar os riscos de complicação peri-operatória.

O procedimento é feito em ambiente hospitalar de alta complexidade, pois frequentemente esses pacientes necessitam de cuidados intensivos no pos operatório  imediato.

A cirurgia consiste em refazer a superfície articular do joelho, onde a cartilagem  de revestimento  da mesma está seriamente comprometida,  isso é conseguido  através de cortes osseos das extremidades dos ossos que formam o  joelho (fêmur ,  tíbia e patela) e a sua substituição por componentes metálicos (titanium) no fêmur e na tíbia e componentes de polietileno de alta resistência para a patela e para a articulação entre os componentes femorais e tibiais.

O paciente fica internado por 3 a 5 dias no hospital dependendo da recuperação pos operatória, no próprio hospital já se inicia o trabalho  de reabilitação fisioterápica com inicio de movimentação do joelho e treino  de marcha, o paciente tem  alta hospitalar andando com  andador.

A melhora da dor é progressiva, porem por se tratar de uma cirurgia agressiva,  o paciente pode apresentar dor importante no pos operatório, essa dor vai diminuindo  a medida que o  processo inflamatório, decorrente da agressão cirúrgica, diminui. Pacientescom  artrose grave e com  muita dor pre operatória,  geralmente ,  já apresentam menos dor no pos operatório  imediato do que apresentavam antes da cirurgia.

Após 3 meses de cirurgia a grande maioria dos pacientes já apresentam  menos dor do que antes da cirurgia. O resultado  final  da cirugia acontece por volta de 6 meses de pos operatório, 30-40% dos pacientes já não apresentam  dor nesse momento,  50-60% dos pacientes apresentam  algum desconforto,  mas muito  menor do que no  pre operatório e até 10 % dos pacientes podem manter o  quadro  de dor mesmo com  a prótese bem colocada e sem  nenhum  problema.

Protese Unicompartimental do Joelho

Pacientes com artrose unicompartimental do joelho, com pouca deformidade do joelho  e de baixa demanda são  candidatos ao  tratamento  com  prótese unicompartimental  do joelho ,  caso haja falha no  tratamento  não  cirúrgico.

Tanto o tratamento cirugico  com  a reabilitação  e recuperação seguem  o  mesmo  padrão  da PTJ,  porem  em  menor intensidade pois trata-se de uma cirurgia menos agressiva com  abordagem  de um único  compartimento  do  joelho .

Leave a Replay

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*